É necessário primeiramente configurar as ferramentas que permitam recolher os dados do seu website. Ou seja, deve conseguir recolher e trabalhar os dados recolhidos para criar estatísticas. Veja, adiante, que ferramentas deve implementar para recolher os dados relevantes sobre o seu website.
Mas antes de mais, devemos esclarecer alguns conceitos:
- Métrica
Uma métrica é basicamente algo que se pode contabilizar, como visitantes únicos ou tempo passado no site.
Se o objetivo for levar as pessoas a lerem o seu Website, as ferramentas de análise permitem acompanhar o número de vezes que alguém viu uma publicação ou o tempo que passou na mesma.
Há várias ações que uma empresa pode pretender que as pessoas realizem no seu Website, como fazer uma encomenda, obter direções para uma loja física ou até preencher um formulário de contacto. Isto é uma conversão. A taxa de conversão é a relação existente entre o número de pessoas que visitam o site e as que efetuam a conversão de um dos objetivos.
As ferramentas de análise permitem indicar se a taxa de conversão se altera em função da origem das pessoas, de já terem estado no site ou do tipo de dispositivo utilizado, por exemplo.
- Dimensão
Os dados do dispositivo recolhidos são designados por dimensão, ou seja, é qualquer tipo de dados que não conseguem ser contabilizados. Por exemplo, o tipo de dispositivo, os navegadores que os visitantes utilizam, uma localização geográfica, entre outros.
Ao pegar em todas as métricas e analisá-las com dimensões, é possível encontrar respostas a questões de negócio muito específicas, como descobrir quais as campanhas de marketing que geram mais vendas através da utilização da métrica de conversões e decompor por dimensão de campanha.
Utilização das ferramentas de análise da Web
A maioria destas ferramentas tem uma configuração bastante semelhante, a saber:
Primeiro, é necessário copiar e colar um código especial nas páginas Web. Após este passo, a ferramenta de análise começa a verificar automaticamente uma série de atributos, após uma configuração para acompanhar aspetos específicos e únicos do negócio. Os dados recolhidos podem depois ser trabalhados.
Existem várias ferramentas ao dispor, porém existem 2 que são consideradas essenciais dada a relevância do Google na atualidade. O Google Search Console e o Google Analytics. Estas duas ferramentas são gratuitas e permitem-lhe recolher todas as informações relacionadas com as visitas ao seu site e acompanhar todas as métricas com as visitas orgânicas e pagas.
Acompanhar os objetivos
As ferramentas de análise da Web oferecem uma série de dados que permitem medir o progresso da obtenção dos objetivos específicos. Para tal, necessita de configurar os objetivos. Por exemplo, quantos utilizadores visitaram determinada página, quantos utilizadores preencheram determinado formulário, etc.
É essencial personalizar a análise para garantir que a empresa acompanha os objetivos que lhe interessam realmente. É importante realçar que, para tirar o maior proveito destas ferramentas, é necessário medir objetivos específicos.
Como referido anteriormente, as ferramentas de análise da Web têm a capacidade de decompor muitos dados sobre os visitantes e o que se está a passar no site. Estas funções permitem obter muitas informações que podem ajudar a empresa a tirar mais proveito dessas conversões.
Exemplo: Pequeno negócio
Supondo que um pequeno negócio inicia parametriza a sua ferramenta de análise da Web e avalia os números. A primeira coisa que vê é que o Website teve 10 000 visitantes no mês passado. Comparado com o mesmo mês do ano passado, vê que o número de visitantes do Website aumentou em cinco mil. Numa primeira avaliação, pode parecer um bom aumento, mas nem sempre é o caso.
As visitas isoladamente, não vão ajudar a expandir o negócio e, sem conhecer o valor que essas visitas podem possuir, é difícil saber o que fazer com estas informações.
Ao olhar para alguns relatórios, é possível reparar, por exemplo, que o visitante médio passa dois minutos no Website, tempo semelhante ao do ano passado, no entanto, estas visitas podem não ser valiosas, e um visitante pode não se tornar num consumidor da marca.
Olhar apenas para estatísticas como estas, limita a capacidade da empresa de tomar decisões. É necessário avaliar dados que mostrem claramente o valor dessas visitas para o negócio e somente depois, é possível começar a utilizar as ferramentas de análise da Web para saber o que a empresa pode fazer para melhorar o negócio de forma contínua.
Isto remete-nos para a questão de fundo: o que pretendemos alcançar online e que dados são importantes de converter?
No caso do pequeno negócio, provavelmente o objetivo principal é levar as pessoas a comprarem algum produto. Por isso, a venda é definitivamente um objetivo que deve acompanhar através da ferramenta de análise.
Outros exemplos incluem:
- Se a empresa pretender que as pessoas visitem a página no site com um mapa e direções, pode defini-lo como um objetivo e configurá-lo como uma conversão;
- Também pode querer que se inscrevam numa newsletter e, desse modo, enviar-lhes ofertas especiais e mantê-las a par de novidades interessantes.
- Entre outros.
É possível estabelecer vários tipos de objetivos (conversões) e utilizá-los para mostrar o valor real do que se está a passar no Website e qual o impacto no negócio.
Assim que a empresa determina os objetivos, tem de configurá-los na ferramenta de análise da Web. O processo pode variar, mas geralmente, é bastante simples.
Depois de concluído, a análise dos relatórios é mais produtiva. Em vez de avaliar apenas o número de visitantes do Website ou o tempo que passaram no mesmo, é possível começar a observar os aspetos que realmente interessam. Por exemplo, pode ficar a saber que apenas 2% dos visitantes que provêm de sites de redes sociais se inscrevem na newsletter e tomar medidas, como escrever publicações e oferecer 10% de desconto quando as pessoas se inscrevem, por exemplo.