As vendas online, têm vindo a ganhar cada vez mais presença no mercado atual, por isso, criar uma loja online é praticamente um passo obrigatório para as empresas que queiram expandir o seu negócio. Contudo, uma loja online é quase tudo diferente de uma loja física. Nós explicamos-lhe porquê!
As vendas online apresentaram um crescimento acentuado durante a época da pandemia da COVID19, o que prejudicou de forma bastante acentuada as empresas que não possuíam lojas online. Assim, tornou-se óbvio para muitas empresas que o comércio eletrónico é essencial na captação de novos clientes, inclusivamente de outros países.
Por isso, se já pensou em criar uma loja online, é essencial que faça um planeamento de como o vai fazer e que conteúdo irá inserir, garantindo assim, que irá chegar a um elevado número de pessoas e que irá disponibilizar conteúdo e produtos de qualidade.
Para começar um projeto de loja online, deve primeiramente traçar a estratégia, analisar o mercado e prever o investimento do tempo e dinheiro de que irá necessitar.
Deixamos-lhe, de seguida, um conjunto de aspetos que deve valorizar na criação da sua loja online, bem como os passos que deve dar desde o projeto até ao início das vendas.
1. Determine o seu público-alvo
O primeiro passo a considerar é perceber a quem vai vender os seus produtos ou serviços. Este fator, é determinante para perceber quais os melhores produtos/serviços para vender, que identidade visual deve seguir, o design do seu website, as técnicas de marketing que deve criar e todos os detalhes essenciais na sua criação.
Criar um website para um público jovem não é o mesmo que criar para um público mais sénior. Os interesses não são os mesmos, devendo, por isso, ter em atenção todos esses detalhes antes de iniciar a sua loja online.
2. Dê um nome à sua loja e registe o domínio
Se já sabe o quê pretende vender e para quem o pretende fazer, é hora de escolher um nome para a sua loja online.
Contudo, antes de proceder à sua criação é importante que registe o domínio, ou seja, que defina o nome da loja online, como, por exemplo www.aminhalojaonline.pt, ou .com, dependendo do alcance que pretende.
Nesta fase, pense em palavras associadas ao seu produto que possam tornar a sua marca única.
Muito relevante, certifique-se sempre que o nome da sua empresa se irá destacar e confirme também que o nome que escolheu ainda não está a ser utilizado.
Algumas dicas para escolher um nome para a sua loja:
- Pesquise quem são os seus concorrentes diretos;
- Faça uma pesquisa de ideias de nomes no Google ou nas redes sociais.
3. Criar a loja online
Depois do domínio criado, o próximo passo é criar a loja online. Poderá optar por criar uma loja de raiz, contratando serviços de um programador, sendo esta solução tipicamente muito cara e que apenas se justifica em projetos muito grandes. Poderá optar por plataformas gratuitas ou pagas já existentes, que já incluem templates, que poderá alterar, de forma a ficarem do seu agrado. Esta é a solução mais vantajosa, mas que mesmo assim necessita de alguém com conhecimentos para a implementar.
4. Escolher o design
Habitualmente, as plataformas gratuitas trazem templates definidos, e claro que é a escolha mais fácil, mas nem sempre é a mais acertada. Um bom design é o primeiro passo para a credibilização e diferenciação da sua loja. É importante que os clientes fiquem entusiasmados quando pesquisam na sua loja online. Por isso, recomendamos sempre que pense num design que potencie as vendas da sua loja!
Numa loja virtual, a imagem é de fulcral importância, visto que os clientes não poderão ter contacto físico com o produto, por isso a sua apresentação é extremamente relevante. É também fundamental que o site seja apelativo, e sem excesso de informação. Priorize as imagens ou vídeos com boa qualidade.
5. Criar uma experiência positiva
Uma loja online acessível e que possibilite uma pesquisa fácil é um fator importante para o sucesso das vendas. Crie um processo de compra que seja intuitivo e que transmita segurança aos utilizadores, sem demasiados passos entre visualizar e comprar o produto.
É essencial que os clientes encontrem com facilidade o que pretendem e que as características do produto/serviço estejam acessíveis. Pois uma dúvida simples dúvida, como por exemplo quanto ao tamanho, ou funcionalidade pode levar à desistência da compra.
6. Escolher métodos de pagamento simples
Outro passo importante são os métodos de pagamento que são disponibilizados ao cliente. Deve sempre criar o máximo de soluções possíveis de pagamento, que possibilitem ao comprador escolher a que lhe seja mais conveniente. Atualmente, MBWay, cartões de crédito ou referência multibanco, são as opções mais escolhidas.
É igualmente importante, caso efetue vendas para outros países, assegurar que disponibiliza os métodos de pagamento mais comuns nesse país. Assegure-se também, de que o IVA ou portes de envio estão bem explícitos na hora do pagamento.
7. Garanta a segurança do cliente
Não se esqueça, que a segurança é essencial no processo de compra. Deve cumprir sempre o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), pois é essencial assegurar ao cliente, que a privacidade e os dados pessoais e financeiros estão em segurança.
Ao criar uma experiência segura na hora de comprar, para além de conquistar a confiança dos clientes, irá também proteger a sua empresa.
8. Defina regras claras
Qualquer loja virtual deve cumprir regras quanto a vários fatores, nomeadamente, prazos de entrega, trocas e devoluções. Por isso, não se esqueça que todas essas informações devem estar acessíveis aos compradores.
Um cliente, ao comprar um produto, deve sempre perceber, de forma clara, quais os custos, ou encargos com as entregas que efetua e também quais as condições que terá caso pretenda pedir a devolução ou a troca do produto.
Antes de definir a política de entregas e devoluções da sua loja virtual tenha sempre em conta todas as questões de logística, como a localização do armazém, ou prazos das empresas de distribuição e os preços das mesmas.
9. Analise a concorrência
Outro passo importante a ter em consideração antes de criar a sua loja virtual é a análise da concorrência. Avalie várias questões como a apresentação, os preços, e as condições de entrega.
Nunca copie, tente sempre fazer melhor, pois ao descobrir os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes terá a possibilidade de criar uma loja de qualidade, que atraia clientes e garanta a segurança dos mesmos.
10. Disponibilize serviço de Apoio ao Cliente
O serviço de apoio ao cliente é sempre fundamental, seja numa loja física, seja numa loja virtual. Por isso, nunca se esqueça de facultar aos seus clientes, meios de comunicação, que lhes permitam esclarecer dúvidas, efetuar sugestões ou reclamações.
Uma linha telefónica é sempre essencial, caso o cliente pretenda ter um contacto mais próximo e humano para esclarecer as suas dúvidas. Contudo, poderá também recorrer a chatbots ou a redes sociais para criar estas linhas de apoio ao cliente.
11. Marketing na loja virtual
Em qualquer negócio o Marketing é essencial. Ou seja, técnicas de marketing digital para canalizar tráfego são cruciais, pois sem visitantes não há vendas. A otimização das páginas para um melhor posicionamento nos motores de busca (SEO), possibilitam o aumento do tráfego orgânico. Estratégias de tráfego pago (Adwords) são outra opção a considerar, mas mais dispendiosas.
Para que tenha uma boa presença online, é importante que efetue a correta monitorização do seu negócio, ou seja, que avalie qual a origem do tráfego ou as páginas/produtos mais vistos.
Não se esqueça que muito do seu tráfego virá das redes sociais, por isso tente sempre criar conteúdos que gerem interações positivas, e em caso de mensagens ou comentários tenha uma presença assídua, e responda sempre o mais rápido possível, pois assim irá demonstrar o cuidado para com os seus clientes ou potenciais clientes.
12. Segmentar o mercado nacional e internacional
Se está a pensar alcançar mercados internacionais, deve ter em atenção às diferenças que possam existir em relação ao mercado nacional, optando por um site em Português e Inglês.
Não se esqueça também que poderá encontrar diferenças noutros aspetos, como a moeda ou os tamanhos, em caso de venda de roupas, por exemplo. É também muito fundamental conhecer as regras dos países a que se pretende chegar.
13. Adicionar produtos
O próximo passo é começar a colocar os produtos no site para venda. Contudo, não se esqueça que a imagem é muito importante, visto que será a única forma que os seus clientes ou potenciais clientes, terão de ver o produto. A imagem é efetivamente a melhor forma de potenciar as suas vendas. Outras informações, como detalhes do produto ou formas de pagamento também são relevantes.
14. Coloque no terreno a sua estratégia de marketing digital
Agora, que já tem tudo pronto para começar a vender, deve investir na sua estratégia de marketing digital.
Campanhas de marketing gratuitas
• Redes sociais: Poderá criar uma página para a sua loja online, atualizando com informações que redirecionem sempre para o link do seu site. Poderá permitir também que os clientes comprem diretamente na sua página de redes sociais (Facebook/Instagram), integrando a sua loja online, com a loja do Facebook ou então vinculando as suas publicações do Instagram à sua loja online.
• Email marketing: Outra estratégia eficaz é criar um endereço de email específico para a sua loja online. Ou seja, no seu website poderá criar um formulário de inscrição que irá permitir a recolha de contatos que poderá usar para partilhar via mail informações sobre a sua loja, como promoções ou campanhas.
• SEO: Poderá também otimizar a sua loja de forma a que esta apareça nos primeiros lugares do Google. Ou seja, quando os clientes pesquisarem por determinado produto ou serviço, é importante que a sua loja, apareça nos primeiros lugares. Para isso, escreva títulos e descrições com determinadas palavras chave em várias páginas do seu site.
Campanhas de marketing pagas
• Anúncios no Facebook e Instagram: Nas redes sociais, poderá também criar campanhas pagas, de forma a encontrar clientes para a sua loja online. Para começar, determine qual o objetivo da campanha, que poderá ser, por exemplo, aumentar o tráfego da sua loja. De seguida, defina quanto quer gastar e por quanto tempo deseja que o anúncio esteja ativo. Terá também de definir um público alvo e a localização que pretende alcançar.
• Google Ads: No google poderá também criar anúncios direcionados para determinadas palavras chave, ou localizações. O que irá permitir que a sua seja vista por clientes que procurem por uma loja com as características da sua (produtos/serviços ou localização)
15. Por fim, vender!
Agora, o importante é vender! Contudo, tudo o que puder fazer para aumentar as visitas e as vendas de produtos será essencial. Para criar a sua loja online, não necessita de muito esforço, mas lembre-se que o essencial será a manutenção, que exige dedicação, esforço e trabalho.