Atualmente, a presença no mundo digital é de extrema importância. Cada vez mais as pessoas estão ligadas a este mundo, e cada vez mais se ouve “comprei online” ou “pedi para receber em casa”.
Para o marketing digital a gestão de redes sociais é fundamental, visto que estas criam com o público uma forte relação com a marca, fundamental para qualquer empresa.
Tudo isto não é nada mais do que um conjunto de ações com o objetivo de interagir e divulgar uma marca e todos os seus produtos ou serviços como forma de criar uma relação de confiança com os clientes ou potenciais clientes.
É muito comum vermos as empresas a questionarem-se acerca da necessidade de estarem presentes no mundo digital, visto que a empresa já está instalada no mercado.
Contudo, é importante recordar que a economia está em constante mudança e estar ausente no mundo digital é permitir que a concorrência se destaque e conquiste novos clientes.
Conhece aquele ditado “Quem não é visto, não é lembrado”?
É verdade, estar presente de forma apelativa nas redes sociais é atualmente de extrema importância para as empresas que realmente pretendam divulgar o negócio e conseguir novos clientes. Mas relembramos, que apenas estar presente não chega, se não trabalhar as redes sociais, não interagir com publicações de qualidade, o público não demonstrará interesse.
A elevada presença dos utilizadores nas redes sociais, leva à necessidade da criação de conteúdos inovadores e diversificados para que a sua empresa se destaque face à concorrência e esse é o papel de um gestor profissional de gestão de redes sociais. Para isso, é preciso ajustar não só os objetivos da empresa, mas também os interesses do público-alvo que pretenda conquistar. Desde a planificação, definição de estratégias até ao posicionamento, à calendarização de publicações, partilha de conteúdos e a medição de resultados, existe muito trabalho a ser feito.
“5,9 milhões de portugueses acedem a redes sociais, quadruplicando face a 2008.
De acordo com os dados do estudo Bareme Internet da Marktest, base para quantificação do Universo do estudo os Portugueses e as redes sociais, 5 milhões e 863 mil portugueses costumam aceder a redes sociais, um número que corresponde a 68.5% dos residentes no Continente com 15 e mais anos.
Entre 2008 e 2021, o número de utilizadores de redes sociais quadruplicou, passando de 17.1% para 68.5%.
Os valores observados em 2021 estão 6% acima do verificado no ano anterior, o que constitui o maior crescimento relativo desde 2015.
São agora 851 mil os indivíduos que usam Internet mas não acedem a redes sociais.
As maiores diferenças no acesso a redes sociais observam-se entre os vários grupos etários, com os jovens dos 15 aos 24 anos a registarem valores bastante acima da média (98.3%).
Também entre as classes sociais há diferenças, com taxas mais elevadas junto das classes mais altas.
A análise realizada teve como base os resultados de 2021 do estudo Bareme Internet da Marktest.
Este estudo analisa o universo constituído pelos residentes no Continente com 15 e mais anos.”