Se está à procura de orçamentos para a criação de um site, deverá ter em consideração diversos fatores que podem influenciar o preço: qual o tipo de site, as funcionalidades, o número de páginas que pretende criar, as ferramentas que quer utilizar, qual o design, se emprega técnicas de SEO, etc.
Por isso, tenha em mente sempre os seguintes fatores:
- Objetivo
Percebendo qual é o motivo que o leva a criar um site vai conseguir determinar qual o público-alvo que pretende e assim perceber o que faz mais sentido para o seu negócio; - Tipo de Site
Como sabe, os sites não são todos iguais, podemos ter um website institucional ou uma loja online, e isso fará a diferença, visto que um website que tenha como foco informar, é mais simples de implementar que uma loja online; - Funcionalidades
Quando estiver a pensar no seu site, perceba quais as funções que pretende adicionar-lhe, pois isto poderá aumentar o custo para criar o seu site; - Orçamento
Pergunta fundamental, é perceber qual o orçamento que tem disponível para o desenvolvimento do site da sua empresa, se não pretende gastar muito dinheiro o site deverá ser criado mediante o valor que pretende dispor para o mesmo. - Alojamento
É importante que o seu site esteja alojado em servidores rápidos e seguros, caso contrário isto poderá comprometer o seu bom funcionamento, e por consequência ter de gastar mais dinheiro futuramente com a mudança do mesmo. - Manutenção de Site
Por último, é relevante perceber como pretende fazer a manutenção do site da sua empresa, ou seja, se vai ficar com essa função, ou se pretende que alguém o ajude nessa tarefa. A manutenção contínua do seu site é outro ponto que deverá ter em consideração relativamente aos custos do site.
Qual o preço médio de desenvolvimento de um website?
Como vimos o preço de um website pode variar de acordo com vários fatores. Contudo, se quisermos apontar um preço médio poderemos estimar esse custo em cerca de 2000 (dois mil) euros para um projeto de pequena dimensão com otimização de SEO incluída.
Para projetos de maior dimensão o custo pode subir em função da complexidade do projeto.
Por sua vez, uma loja online tem sempre um custo superior e depende naturalmente da complexidade do projeto, se existe integração com a aplicação de stocks, etc.