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Técnicas de SEO (Search Engine Optimization)

Importância do SEO

Ao longo deste artigo mostramos-lhe as 7 principais técnicas de SEO (Search Engine Optimization),
contudo, antes de mais, é importante perceber para que servem.

E nós explicamos-lhe tudo!

As técnicas de SEO são utilizadas para adequar ou melhorar o posicionamento dos conteúdos aos
algoritmos dos motores de pesquisa, como o Google. E é essencial que perceba que estratégias bem
planeadas resultam no principal objetivo de muitas empresas: conquistar o primeiro lugar ou um lugar
cimeiro nas pesquisas (SERP).

Visto que os resultados das pesquisas no Google representam a maior fonte de tráfego orgânico dos
sites, é importante que acompanhe as atualizações do algoritmo e que analise as métricas no Google
Search Console e Google Analytics, ou em qualquer outra ferramenta de monitorização.

Mas afinal qual é realmente a importância das técnicas de SEO?

Com o aumento de conteúdos disponíveis na internet, estar na primeira página tornou-se o principal
objetivo de muitas empresas. As técnicas de SEO são um conjunto de técnicas que procuram
melhorar a visibilidade do seu site nos motores de pesquisa.

Com o aumento da visibilidade, é possível:

  • aumentar o tráfego orgânico do site;
  • subir no ranking do google;
  • ter maior conversão em vendas;
  • gerar notoriedade à marca.

As técnicas de SEO dividem-se em duas categorias:

  • SEO on-page: técnicas que são utilizadas dentro do seu site, como forma de otimizar o conteúdo;
  • SEO off-page: técnicas que não são usadas dentro do seu website, como os links externos.

7 técnicas de SEO

Para que perceba melhor como otimizar o conteúdo do seu website, nós mostramos-lhe as 7
principais técnicas atualizadas em 2022 e que lhe permitem começar a fazer o seu planeamento de
SEO.

1. Escolha palavras-chave (keywords) relevantes

A escolha das palavras-chave (ou keywords) é uma das técnicas mais simples e eficaz de se colocar
em prática, ainda hoje. Antes de criar qualquer conteúdo, é essencial analisar quais as palavras mais
pesquisadas pelos utilizadores, tanto no Google, como noutros motores de busca. Para isso, efetue
uma análise profunda das expressões mais importantes para o seu negócio.

As chamadas palavras-chave “short tail” conseguem obter maior tráfego e são mais disputadas em
qualquer mercado. Enquanto que as palavras-chave “long tail” têm menor volume de tráfego, contudo
têm grande potencial para um negócio. Estas são formadas por duas, três ou mais palavras, criando
assim uma pequena frase.

Por exemplo, a palavra “miopia” é uma “short tail” enquanto que a palavra “miopia com 5 dioptrias” é
uma “long tail” keyword.

Agora a grande questão é saber onde encontrar essas expressões para criar uma estratégia de
marketing que seja focada em SEO. Nós damos-lhe uma ajuda:

Google Adwords e Search Console

A forma mais simples é efetuar uma pesquisa no Google e ver os termos relacionados ou sugestões
oferecidas.

A outra estratégia prende-se com a análise das páginas das primeiras posições do google.

O Google Search Adwords (programa pago do Google) possibilita a pesquisa de palavras-chave que
são mais utilizadas no Google, mostrando o tráfego de cada uma. Já o Google Search Console
funciona de outra forma, visto tratar-se de um mecanismo para análise de resultados internos do seu
site. O Search Console fornece os seguintes dados:

  • total de cliques;
  • total de reações;
  • Click Through Rate média (percentagem de cliques);
  • posição média;

Tudo isto pode ser segmentado por termos consultados, dispositivos utilizados, competição e custo
por clique.

Existem depois ferramentas pagas que lhe permitem obter uma análise das potenciais keywords e da
dimensão da pesquisa mensal.

2. Crie conteúdos relevantes

Hoje em dia, com a competitividade de conteúdos, a lutar pelo primeiro lugar no google é importante
que a sua empresa tenha uma boa estratégia de conteúdo baseada em técnicas de SEO. Criar
conteúdo de alta qualidade, que vá de encontro às necessidades dos utilizadores, é o grande
objetivo.

É importante que saiba que os motores de pesquisa, como o Google, analisam os conteúdos mais
relevantes, tendo em conta os seguintes aspetos:

  • qualidade, diversidade de conteúdos;
  • uso de palavras-chave long tail;
  • tempo de permanência do utilizador na página;
  • criatividade;
  • tempo de carregamento da página;
  • etc.

Sendo assim, escrever um texto muito extenso, sem nexo ou pobre em conteúdo, certamente não o
ajudará a melhorar o nível de ranking.

Faça pesquisas de forma a garantir que seu conteúdo seja relevante. Outra ação simples que irá
ajudá-lo bastante será incluir imagens e infográficos, que são os chamados conteúdos ricos. Ou seja,
ao diversificar o conteúdo do seu website, estará a criar notoriedade para a sua marca e assim
garantir aos utilizadores uma melhor experiência.

3. Escolha o título, H1, H2, H3 e texto

Como falamos anteriormente, as técnicas SEO on-page são utilizadas dentro do seu website para
uma maior otimização dos motores de pesquisa. Entenda como:

Título da página

O título da página é o componente mais importante nas técnicas de SEO. O título deve
conter obrigatoriamente a palavra-chave. Um título atrativo leva as pessoas mais facilmente
a escolher a sua página.
O Google calcula a percentagem de vezes que determinada página é selecionada, ou seja,
divide as impressões (quantas vezes a página aparece no resultado) pelo número de vezes
que a página é selecionada (clicks). Esta métrica é conhecida como Click to Rate (CTR).
Quanto maior for o CTR melhor, sendo que a escolha do título possui um papel importante
nesta métrica.

Formate o conteúdo

Ao formatar o conteúdo do seu website, é fundamental pensar na responsividade da página.
Textos com parágrafos longos dificultam a leitura em dispositivos mais pequenos, como
smartphones. Por isso é importante que redija parágrafos com 3 a 4 linhas para que seja possível a
leitura em todos os dispositivos.

Insira corretamente a palavra-chave

Reveja onde está a sua palavra-chave. O ideal é que a palavra-chave esteja, pelo menos, localizada
no título, no primeiro parágrafo do texto, na conclusão, num subtítulo e na URL. Ao ter em conta
estes detalhes, irá garantir a otimização SEO e assim ajudar os motores de pesquisa a entender qual
o assunto abordado. É também importante a utilização de sinónimos nas suas palavras-chave para
que evite a repetição do conteúdo.

Utilize tags H1, H2 e H3

Tags H1, H2, H3 permitem a formatação de tamanho e da fonte do texto do seu website. Utilizando-
as corretamente, irá facilitar a leitura dos utilizadores, o que aumentará a permanência dos mesmos
na sua página. As tags H1 devem ser utilizadas em títulos. As tags H2 são, normalmente, utilizadas

em subtítulos no decorrer do texto. E as tags H3, devem ser utilizadas caso tenha algum subtítulo
dentro do H2.

Coloque Alt Text nas imagens

O “alt text” é uma descrição de uma imagem, ou seja, os sistemas que fazem a análise de conteúdo,
fazem-no através de códigos e de algoritmos. Assim, quando é inserida uma imagem numa
publicação ela não é “vista” e fica como um espaço em branco para os motores de pesquisa. Ao
inserir “alt text” nas imagens estará a transmitir aos motores de pesquisa que ali existe um conteúdo.

4. Pense numa boa meta-description

Meta-description trata-se do texto que irá aparecer nos resultados do Google quando alguém faz uma
pesquisa. A meta-description não é um fator utilizado nos rankings, contudo aumenta o número de
taxa de cliques (CTR) quando é atrativa para o utilizador. Por isso, no momento de pensar no que
escrever no título, é importante ser direto na sua meta-description. Faça um resumo do que o texto
aborda e, quando o título for uma pergunta, dê a resposta e crie curiosidade ao leitor.

5. Utilize textos âncora

Texto âncora é o conteúdo “clicável” que redireciona o leitor para outra página. São as letras em
geral azuis e sublinhadas que aparecem quando insere um link numa palavra ou frase. Este é
importante para os mecanismos de pesquisa, visto que indicam um conteúdo relevante sobre um
determinado assunto. Por exemplo, na frase “a velocidade do site é importante”, o texto âncora é
“velocidade do site”. Neste exemplo, a palavra destacada em azul leva-o para um post sobre esse
mesmo assunto. E isso é muito importante para SEO.

6. Otimização off-page – Link Building

Quando um leitor entra num site e clica num link que o direciona para outro, o Google entende que
esse conteúdo é relevante. Por isto, quanto maior for o número de links externos a apontar para
determinada página mais relevante esta se torna, melhorando o seu posicionamento. Por isso, a
principal estratégia off page passa pela angariação de links externos, num processo conhecido como
“link building”.

Contudo, muito cuidado com a estratégia de angariação de links. O Google utiliza algoritmos que
permitem detetar estratégias fraudulentas, pelo que é necessário ter muito cuidado neste processo.

Crie conteúdo de alta qualidade

Quanto mais qualidade tiver o seu conteúdo, maior a probabilidade de alguém criar um link para a
sua página. Por isso, invista em conteúdo de boa qualidade que lhe permita a otimização on-page e
simultaneamente off-page.

Parcimónia nos guest posts

Guest posts são conteúdos escritos por si, para o site de outras empresas, mas que possuem um link
para a sua página. Por isso, é importante que encontre parceiros que produzam bons conteúdos e
sobretudo que sejam relevantes para o seu público alvo.

Contudo, estas estratégias podem ser arriscadas principalmente se existir dúvidas sobre a
credibilidade dos blogs onde publica os Guest posts. Deve, por isso, ter muito cuidado com estas
estratégias.

Otimize o domínio / URL das suas publicações

O URL é o caminho que direciona o utilizador até ao seu website. Quando o link é simples e contem
a palavra-chave, os mecanismos de pesquisa irão encontrá-lo com facilidade. Por isso, tenha
atenção ao determinar a quantidade de termos no seu URL. O ideal é que tenha entre dois a quatro
termos, de preferência a palavra-chave do seu conteúdo e de forma objetiva.

Entenda melhor com o exemplo:

  • URL objetivo: www.sbe-digital.pt/tecnicas-seo
  • URL nada objetivo: www.sbe-digital.pt/tecnicas-seo-como-fazer-5-dicas

Cuidado com links “partidos”

Ao inserir links nas suas publicações, verifique se os URLs realmente estão a direcionar para onde
realmente pretende. Por vezes, ao fazermos alterações na URL esquecemo-nos que isso altera o
direcionamento da página. Ter links “partidos” nos seus conteúdos não é uma boa técnica de SEO.

7. Procure aconselhamento especializado

As técnicas de SEO estão em constante mutação. O Google atualiza o seu algoritmo várias vezes
por ano, obrigando a uma atualização permanente dos técnicos envolvidos na performance do seu
site.

Procure ajuda especializada de alguém que consiga implementar estratégias mais avançadas de
SEO e desta forma otimizar ao máximo os seus resultados.

Saiba, aqui, tudo sobre serviços de SEO.

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