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Branding – o que é, o que significa para a sua marca?

Branding refere-se à gestão de uma marca de uma empresa, ou seja, todas as imagens ou ideias que a ela estejam associadas, como por exemplo, slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços. Trata-se também de todo o trabalho e práticas que se prendem com a preservação de uma marca no mercado.

O Branding procura também a criação de ligações entre marcas e pessoas, permitindo que produtos, serviços e organizações sejam rapidamente identificados e relacionados com boas experiências. Todas as marcas que já nos causaram uma boa impressão e que conseguem gerar sentimentos positivos são aquelas que vamos selecionar, na hora de decidir qual o serviço ou produto que vamos adquirir.

Produtos e serviços há muitos e todos podem ser copiados, contudo cada marca é única e é, por isso, que o Branding é importante, visto que é esta estratégia que une produto e marca para criar uma experiência especial e que se destaca da concorrência.

Para conseguirmos estes objetivos, o Branding trabalha os seguintes pontos:

  • Naming são técnicas utilizadas para a criação de nomes únicos para empresas, produtos ou serviços;
  • Identidade visual, prende-se com os logotipos, cores, tipografia e outros elementos visuais que no conjunto formam a imagem da marca;
  • Posicionamento de marca, que são os valores, propósitos, missão e os atributos da marca;
  • Brand Persona refere-se à personificação que representa a identidade e os valores da marca;
  • Tom e Voz, neste caso a voz está relacionada com os valores e atributos da marca e, por isso, não se altera. Já o tom pode variar, dependendo dos meios de comunicação e do público-alvo com quem a sua marca pretenda comunicar;
  • Brand Awareness é um método utilizado para avaliar o nível de visibilidade das marcas no mercado;
  • Rebranding trata-se de um processo de recolocação da marca no mercado, atualizando a sua identidade.

Como efetuar a gestão da marca?

Uma marca não é apenas e tão só um logotipo, um nome ou uma identidade visual, ela vai muito além disso. Quando falamos em marca, referimo-nos a um conjunto de sentimentos e experiências que o seu público teve e à imagem que criou do produto ou serviço que você oferece.

Muitas vezes, trata-se de um processo individual e único onde cada pessoa entende a sua marca de uma maneira distinta, sendo esta perspetiva sempre alicerçada nos contextos sociais, culturais, económicos de cada indivíduo e, principalmente, nas experiências que vivenciaram com sua empresa.

É, precisamente, por tudo isto que uma boa estratégia de Branding é de extrema importância. Visto que nunca conseguirá perceber com rigor como é que a sua empresa será vista pelo púbico, por isso é fundamental que procure diferenciar-se da concorrência, criando uma marca única e que forneça experiências inacreditáveis do início ao fim.

Uma marca é o que distingue empresas de sucesso de outras que ficaram pelo caminho.
Uma marca necessita alicerçar-se em valores e num propósito que guiará todas as suas ações, desde a criação de um produto até à sua promoção.

Qual a importância do Branding para a sua empresa?

Um bom trabalho de branding, juntamente com uma boa estratégia de marketing, fará seguramente com que a sua marca se distinga da concorrência.

Para posicionar a sua marca no mercado é fundamental que realize uma boa ação de branding, pois é a partir daí que surge o reconhecimento do público relativamente áquilo que a sua entidade pretende oferecer.

Para o público o primeiro impacto será sempre o visual, daí que a adoção de estratégias a este nível seja essencial, pois permitem atrair o público de forma mais eficaz, gerando mais oportunidades de negócio.

Saiba, aqui, tudo sobre importância do branding na sua empresa.

Como é que Branding e Design estão relacionados?

O Design não é nada mais que a conceção visual de uma marca, produto ou conceito. Neste sentido, o designer trabalha no sentido de dar forma a qualquer ideia e conceito. São exemplos disso a criação de logotipos, layouts, imagens para redes sociais, entre outras formas de expressar visualmente a identidade da sua empresa e os conceitos previamente definidos.

Saiba, aqui, tudo sobre relação entre branding e design!

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