O que é um website?
Apesar da existência de diversos tipos de websites, entenda que a principal função é corporativa ou de informação, daí ser a opção mais escolhida pelas empresas que pretendam que o seu negócio tenha presença nos meios digitais, podendo assim mostrar os seus produtos/serviços.
No seu website deve ter pelo menos informação sobre:
• Página principal;
• Sobre nós (Informação sobre a Empresa)
• Catálogo de Produtos / Serviços;
• Missão / Visão;
• Contactos / Formulário de Contacto;
• Testemunhos de clientes.
Não se esqueça que se pretende passar uma mensagem e atrair novos clientes, o website e a imagem da sua empresa devem estar em sintonia com o que está a vender ou com o que pretende passar para o público.
O que é uma Loja Online?
Ao contrário do website institucional, a loja online não tem apenas como objetivo ter presença online, servindo sobretudo para vender produtos ou serviços. É importante que haja um conhecimento sobre o público-alvo que pretende atingir, custos de produção/custos de envio, entre outros aspetos. Neste caso terá de ter em conta as percentagens de conversão e a conversão de clientes, pois neste caso o objetivo principal é vender, trazer lucro para a sua empresa.
É também essencial ter em atenção pelo menos os seguintes aspetos na hora de criar uma loja online:
• Catálogo de Produtos / serviços
• Configuração do botão comprar / Carrinho de compras;
• Métodos de pagamento;
• Métodos de envio;
• Apoio ao Cliente;
• Newsletter;
• Etc.
Numa loja online é de grande relevância encontrar métodos para a recolha de email, para futuras estratégias de email marketing, como forma de converter esses contactos em clientes.
Principais diferenças entre Lojas Online e Website institucional
Enquanto que o objetivo de uma loja online está centrado na venda de produtos, o objetivo principal de um website institucional é de dar a conhecer o seu negócio. Na hora de decidir por qual deles optar, deve ter isto em consideração, para que tome a decisão certa relativamente à melhor solução para as suas necessidades.