As redes sociais podem ser uma grande oportunidade para uma empresa. As redes sociais, permitem às pessoas ligar, interagir, partilhar e trocar informações, e hoje em dia tornaram-se imprescindíveis. Milhões de pessoas contactam e partilham nas redes sociais todos os dias, e as empresas podem tirar proveito disso.
As redes sociais podem ser uma plataforma para falar diretamente com clientes atuais e potenciais. Para partilhar conteúdo, participar em conversas, criar confiança, alcançar mais pessoas, aumentar a esfera de influência e, no fundo, compreender melhor os clientes.
As redes sociais também podem ajudar a criar confiança no público-alvo. Um potencial cliente pode ler comentários ou ver vídeos de pessoas reais, e não modelos, a usar e a elogiar os produtos na empresa em questão e ganhar interesse. As redes sociais permitem que os clientes e fãs promovam os produtos fazendo com que os consumidores ganhem confiança na empresa.
Panorama das redes sociais
Quando se começa a utilizar redes sociais, é boa ideia dividir as diversas redes em categorias, para perceber onde a empresa deve se concentrar.
Por exemplo: Facebook, Twitter e LinkedIn têm públicos-alvo muito grandes, por isso, uma empresa deve ponderar ter uma presença nestas grandes redes. Além das grandes redes, também existem redes de setores específicos, que se dedicam a tópicos e públicos-alvo específicos de conhecedores que procuram conteúdo mais detalhado ou privilegiado como, por exemplo o TripAdvisor, de comentários sociais sobre viagens, ou o OpenTable, no setor dos restaurantes.
Existem muitos sites diferentes dedicados a muitos setores e deve-se sempre fazer uma pesquisa extensa para encontrar os mais importantes para o negócio. E, apesar de estes sites terem menos membros, estes podem ser exatamente o tipo de pessoa que a empresa quer atrair.
Outra coisa a ponderar no momento de decidir onde quer que a sua empresa tenha presença é o objetivo que define cada rede social. Por exemplo, algumas redes sociais são usadas sobretudo para relações pessoais ou para partilha de conteúdo como o Youtube ou Pinterest.
Existem também redes profissionais que se destinam, geralmente, ao mundo dos negócios e atraem pessoas que querem criar relações, encontrar emprego ou contratar pessoas. Mais uma vez, é importante saber o contexto. Uma empresa que vende a outras empresas, pode usufruir deste tipo de rede, para anunciar os seus produtos e serviços a outros profissionais com funções ou de setores muito específicos.
O importante é perceber o objetivo de cada rede e as pessoas que nelas participam e que a empresa quer contactar. As grandes redes, como o Facebook, Twitter, Linkedin, YouTube, etc. têm muitos utilizadores, mas, além destas, é possível encontrar redes mais pequenas dedicadas exatamente à atividade especifica da entidade.
Objetivos comerciais nas redes sociais
Para ajudar a formular um plano nas redes sociais, é importante começar pelos objetivos comerciais.
Há inúmeros sites de redes sociais e diversas formas de utilizá-los para alcançar imensos objetivos diferentes.
Mas antes de uma empresa se inscrever e de publicar em todo o lado, é melhor focar-se em objetivos específicos. Pode ser vantajoso começar por responder a certas questões como “O que é que a empresa espera obter das redes sociais?”. Através deste tipo de questões, a empresa é capaz de definir o que acha mais apropriado realizar no seu plano das redes sociais como, por exemplo, procurar uma forma mais rápida de responder às perguntas dos clientes ou alcançar os clientes existentes e incentivá-los a comprar mais vezes.
Após deliberar os melhores objetivos, e logo que a empresa tenha algo para dizer, é necessário descobrir como arranjar pessoas a quem dizê-lo, geralmente, começando pelas grandes redes como Facebook ou Twitter.
É importante realçar que as redes sociais não são uma rua de sentido único, ou seja, para uma conta ter sucesso, é necessário que a empresa participe e retribua à sua rede de amigos e de seguidores, como a voltar a partilhar algum do conteúdo ou desencadear debates ao comentar o conteúdo de outras pessoas.
A última coisa a planear é como comunicar com públicos-alvo diferentes em redes sociais diferentes, como o tom da mensagem/conteúdo a utilizar e nas interações que a empresa quer desencadear.
Exemplos:
- A empresa quer ser profissional e autoritária. Isto pode funcionar se o público-alvo for formal e profissional ou em redes específicas, como o LinkedIn.
- A empresa quer ser simpática e amigável? Isto pode funcionar em redes menos formais e pessoais ou quando a mesma interage com um cliente mais informal.
Mais uma vez, é importante ter em atenção os objetivos comerciais do negócio. Se a empresa procura atrair mais pessoas para a sua rede e negócio, tem de se certificar de que utiliza um tom apelativo e convidativo e demonstrar gratidão a consumidores existentes.
O mundo das redes sociais é grande e complexo, mas começar com objetivos bem definidos pode ajudar a descobrir em que redes a empresa deve estar inserida, como utilizá-las e como estas a ajudarão a alcançar os seus objetivos.
Beneficiar ao máximo as redes sociais
Marcar presença nas redes sociais, geralmente, é um processo gradual. Com o tempo, a empresa irá publicar conteúdo interessante e único e obterá cada vez mais visibilidade. No entanto, para acelerar o processo, a empresa em questão pode recorrer a publicidade paga.
Através da publicidade paga nas redes sociais, é possível fazer uma segmentação de qualidade e melhorar a visibilidade da conta rapidamente.