O que é o Hashtag?
Para que se perceba o que é o hashtag é importante compreender que uma publicação nas redes sociais é composta por vários elementos, como imagens, texto, emojis, call to action e hashtag. Ou seja, o sucesso de uma publicação depende da forma como se relacionam esses elementos.
Dentro destes elementos, o Hashtag ocupa um lugar de destaque, visto que é utilizado não só pelas pessoas para identificar publicações do seu interesse, mas também pelos algoritmos das redes sociais.
Mas respondendo à questão inicial, o que é Hashtag, a resposta é simples. Hashtag é uma palavra ou frase com o símbolo #, escrito na frente, que nos permite identificar o tema de um determinado conteúdo publicado nas redes sociais.
Por exemplo, se fizer uma publicação sobre o tema marketing digital, é importante que utilize hashtag, como #marketingdigital, ou #marketing. Ao fazer isto, estará a informar de forma rápida e eficaz qual o tema da publicação.
A importância do Hashtag para o marketing!
Muita gente pensa que o Hashtag é utilizado meramente para informar o público de que a publicação se refere a determinado tema. Contudo, não é verdade, visto que através do Hashtag, podemos influenciar a relevância do perfil ou da página nas redes sociais.
Para que perceba melhor, por exemplo, o algoritmo do Instagram, usa o hashtag para identificar o tema a que a publicação se refere. E o mesmo acontece com o Facebook, o algoritmo também utiliza os Hashtags para classificar as publicações.
Um dos critérios de organização do conteúdo nas redes sociais são os interesses dos utilizadores, ou seja, os de quem publica e os de quem segue determinada conta.
Assim, quando inclui uma ou mais hashtags para identificar o tema a que se refere na sua publicação, está de certa forma, a direcionar os algoritmos das redes sociais a quem deve exibir aquele conteúdo, melhorando o alcance da sua publicação.
Quando usar a Hashtag?
Geralmente, usamos as Hashtags no final do texto de uma publicação nas redes sociais. Mas será que não poderiam ser usadas no início? Tecnicamente não haveria problema algum, mas habitualmente são inseridas no final.
Além de inseri-las em publicações, você também pode usá-las em comentários feitos em publicações. Isso ajuda a identificar a extensão do conteúdo, principalmente quando um novo tema é abordado neste comentário.
Como escolher as Hashtags?
Como referimos anteriormente, a Hashtag funciona como um guia de temas nas redes sociais, portanto, é necessário avaliar quais serão as hashtags mais adequados para a sua publicação, ou seja, as mais populares para o tema que está a abordar.
Quantas Hashtags usar?
Em relação a este assunto, a maioria das pessoas acredita que quanto maior for o número de Hashtags, melhor. Contudo isso não é verdade!
Cada rede social tem um número padrão próprio. Por exemplo, o Instagram, permite até trinta hashtags, contudo isso não significa que precisa de escrever exatamente esse número de hashtags nas suas publicações. Pois, para além de não ter resultados em termos de alcance, o uso incorreto pode fazer com que a sua publicação fique perdida entre outras e por consequência perder o objetivo de segmentação da mensagem da publicação. Ou seja, deve usar as Hashtags que fazem sentido para a sua publicação apenas.