Pesquisa Orgânica – o que é?
Designa-se por pesquisa orgânica os resultados devolvidos pelo motor de busca (p.ex. Google) e que não são pagos (anúncios pagos). Ou seja, estes resultados não podem ser comprados ou influenciados pelos anunciantes.
Os resultados da pesquisa orgânica são aqueles que o motor de pesquisa considera mais relevantes para a consulta de pesquisa do utilizador.
É importante que o utilizador obtenha o melhor resultado para a sua pesquisa e que, assim, permaneça o menor tempo possível na página de resultados e que não tenha a necessidade de voltar a pesquisar pelo mesmo termo.
Assim, de forma gratuita, o tráfego orgânico do Website é gerado através de pesquisas nos motores (Ex: Google).
Os motores de busca, indexam as páginas por ordem de relevância, isto é, atribuem uma hierarquia para cada pesquisa efetuada. Os resultados da pesquisa no motor de busca para uma determinada palavra chave (ou keyword) são mostrados no Google em 10 entradas por página. Ao resultado das entradas mostradas chamamos SERP (Search Engine Results Page).
Qual a importância da Pesquisa Orgânica?
Os resultados da pesquisa orgânica baseiam-se na importância e na qualidade do conteúdo do site em relação à pesquisa do utilizador. Atualmente, a maioria dos profissionais de marketing combina a pesquisa orgânica com a pesquisa paga (anúncios) para poder melhorar a visibilidade, contudo deve ter em conta, que a pesquisa orgânica é totalmente gratuita, enquanto os anúncios são pagos. O exemplo de anúncios pagos mais conhecido é do Google e digna-se por Adwords.
Pesquisa Orgânica e SEO!
A pesquisa orgânica está inteiramente ligada às práticas de Search Engine Optimization (SEO), sendo necessário aplicá-las para melhorar a posição em que o Website surge no resultado da pesquisa.
O SEO é um conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento nos resultados das pesquisas nos motores de busca. Um especialista em SEO deve otimizar determinado website de modo a melhorar o seu posicionamento perante os motores de busca como o Google.