O que é um logotipo?
Um logotipo é um elemento fundamental para qualquer empresa, visto ser a principal representação de qualquer marca. Por isso, um logotipo profissional, é uma parte essencial da estratégia de marketing, de qualquer empresa.
Um logo não é nada mais do que apresentações gráficas de entidade exclusiva de uma empresa que se distingue pelas cores, fontes e imagens.
O logo permite transmitir informações essenciais sobre uma empresa, permitindo assim ao cliente identificar a marca.
Qual a diferença entre logo e marca?
A diferença entre ambos reside sobretudo na abrangência do que é realmente uma marca. Ou seja, quando falamos de uma marca referimo-nos a um conceito global, que deve incluir diversos elementos como as cores, o slogan e também o logotipo da empresa.
Como criar um bom logotipo?
Para criar um bom logotipo, é fundamental ter em conta diversos elementos, que passamos a explicar-lhe:
- Cor: Este elemento é o mais importante e distintivo na criação do logotipo. A escolha da cor não deve ser apenas pensada em termos estéticos, deve ser uma decisão ponderada, visto que irá retratar toda identidade da marca e depois deverá ser alinhado com a restante imagem gráfica;
- Tipografia: A tipografia, dependendo se é mais fina, direita, quadrada ou redonda, ousada, itálica ou alta, terá significados diferentes no seu logo. E visto que um logotipo constitui imagem e texto, é importante que haja equilíbrio entre ambos;
- Geometria: As formas geométricas são regulamente utilizadas na construção de um logo. Por exemplo, os círculos remetem para emoções positivas, enquanto que as linhas são muitas vezes associadas à masculinidade, tranquilidade e dinamismo. Por sua vez, os triângulos transmitem eficiência, profissionalismo e equilíbrio. É, por isso, importante alinhar a geometria com a imagem que se quer transmitir ao cliente;
- Contexto: Tudo na sociedade está em constante evolução, o que exige sempre inovação na experiência do consumidor, por isso é sempre importante que qualquer marca acompanhe essas mesmas mudanças e se mantenha constantemente atualizada, incluindo o seu logotipo.