Introdução ao Marketing Digital
O Marketing Digital é o marketing realizado em ambiente digital, ou seja, é a promoção de produtos ou marcas por através dos meios digitais.
Este tipo de marketing usa ferramentas digitais como redes sociais, e-mail e websites para comunicar com o público-alvo de forma direta, personalizada e no momento certo.
O meio digital permite que as empresas se aproximem do seu público alvo de uma forma muito eficaz e, por norma, a custos mais reduzidos quando comparada com outros meios.
Além de facilitar no momento certo a comunicação entre empresa e consumidor de forma direta e personalizada, o Marketing Digital é também uma excelente ferramenta para fortalecer a marca e, consequentemente, realizar melhores vendas e atingir mais objetivos.
Importância do Marketing Digital nas empresas
O Marketing Digital pode ajudar microempresas, empresas de pequeno, médio e grande porte a alcançarem mais oportunidades de negócio e a fidelizarem os seus clientes.
Ninguém quer ficar de fora do mundo online, principalmente porque este abre várias portas e permite às empresas alcançar conquistas e objetivos nunca alcançados, de forma tradicional, a saber:
- Entender melhor as necessidades do público-alvo;
- Conquistar mais clientes, um ambiente mais amplo;
- Receber feedbacks;
- Melhorar o relacionamento com os clientes;
- Fidelizar os consumidores;
- Informar o mercado acerca dos produtos da empresa ou instituição;
- Aumentar o conhecimento de marca da empresa;
- Gerar mais oportunidades de venda;
- Reforçar os diferenciais e destacar-se da concorrência;
- Aumentar a rentabilidade da empresa;
- Entre outros.
Nos dias de hoje, as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet. Como as pessoas estão cada vez mais tempo ligadas à internet, é extremamente vantajoso criar estratégias eficientes para cada perfil e assim conseguir de uma forma mais eficaz, chegar até aos possíveis clientes, e chamar a atenção do público-alvo.
Através do Marketing Digital, é possível atingir o público-alvo com estratégias especificas, tendo em conta o comportamento de cada utilizador.
A estratégia e o conteúdo são os pontos-chave quando falamos de marketing digital. Na internet as organizações não se diferenciam apenas pelos seus produtos e serviços, mas também pelo conteúdo disponibilizado nos seus websites e redes sociais.
Algumas das principais finalidades do marketing digital passam por fazer com que os seus potenciais clientes conheçam e encontrem a empresa, criar confiança entre o público-alvo e a empresa e, consequentemente, criar um relacionamento duradouro com os consumidores.