Existem várias opções para criar uma presença digital, como websites, aplicações para dispositivos móveis e redes sociais, entre outras.
Hoje em dia, é fácil criar um espaço online e apesar de um Website poder ser a primeira opção, não tem necessariamente de começar por aí.
Exemplo: salão de estética
O primeiro passo para encontrar clientes online e permitir que estes o encontrem pode ser colocar o salão em diretórios online locais, como o Google My Business, por exemplo. Assim, se alguém pesquisar no Google por salões de cabeleireiro na área, o salão aparecerá nos resultados, sem ser necessário um Website. A mesma pesquisa vai funcionar no google Maps, sendo por isso um primeiro passo importante na estratégia digital de qualquer empresa. Acresce, que a presença no Google My Business não tem qualquer custo.
Criar uma página no Facebook para permitir que potenciais clientes conheçam o salão e os seus serviços, também pode ser mais útil.
É possível fazer muitas coisas sem um Website, mas a dada altura poderá ser necessário criar um espaço próprio na Web. Um local onde os clientes podem facilmente encontrar o que precisam acerca do salão, online e possibilitando a criação de serviços online (ex. agendamento dos serviços).
O mais importante ao planear um site é pensar no que é suposto as pessoas lá fazerem.
- A empresa pretende que lhe telefonem? Se sim, deve-se destacar o número de telefone em todas as páginas;
- Talvez queira que encontrem a loja física. Então, é preciso incluir um mapa e instruções sobre como lá chegar;
- Talvez pretenda que façam marcações online. Essa é uma funcionalidade que é possível incorporar;
- A empresa pode querer que comprem os seus produtos online, através de uma encomenda ou envio de um pagamento (comércio eletrónico);
- Etc.
Os Websites já não são os únicos espaços online. Hoje em dia, muitas empresas criam aplicações que os clientes podem manter nos smartphones ou tablets, para além dos métodos mais comuns como páginas nas redes sociais. As aplicações abrem várias portas digitais, por exemplo, criar programas de fidelidade ou enviar lembretes automáticos sobre compromissos futuros.
Em suma, para um negócio ser encontrado na Web, tem de marcar a sua presença online. Pode ser através do Google Business, de um diretório de empresas local, uma página nas redes sociais, um Website com ou sem comércio eletrónico, uma aplicação para dispositivos móveis ou todos. Seja qual for a escolha, é aí que as pessoas vão encontrar a empresa, conhecê-la e tornar-se clientes.