Atualmente, as redes sociais são ferramentas conhecidas e usadas por praticamente todas as pessoas em todo o mundo. Dai que se trate de um canal preferencial e perfeito para fazer marketing digital e obter resultados positivos.
A popularidade do Facebook e do Instagram enquanto duas das principais redes sociais constituem uma excelente oportunidade de negócio para empresas e profissionais autônomos que desejam iniciar uma estratégia de marketing digital.
Conheça, aqui, as 34 dicas de marketing no Facebook e Instagram que preparamos para ajudá-lo a ter mais sucesso!
- Crie uma página em vez de um perfil
Um erro muito comum de marketing no Facebook é ver perfis pessoais sendo usados para divulgar empresas ou profissionais liberais.
Se esse for o seu caso, precisa mudar de estratégia o quanto antes. Necessita transformar um perfil numa página. Mas por que isso é tão importante?
O perfil é focado no uso pessoal, e não conta com todos os recursos do Facebook feitos exclusivamente para ajudar a promover um negócio. Por isso, só terá desvantagens se não usar o meio adequado.
Porém, se ainda não tiver criado nenhum dos 2, crie a sua própria página.
- Complete as informações da sua página
Depois de criar a sua página, é importante completar as informações sobre o seu negócio, principalmente na secção “Sobre”.
Esta secção é o local ideal para apresentar informações de grande relevância e valor para o seu público. Entre elas, podemos destacar:
- informações de contacto (email, telefone, website);
- apresentar produtos e serviços;
- horário de funcionamento da empresa;
- adicionar menu (no caso de restaurantes, cafés, etc.);
- mostrar prémios ganhos;
- entre outros.
Também é possível fazer uma breve descrição que ajude os visitantes a entender melhor o que a empresa faz, bem como a visão e os valores que defende.
- Utilize boas fotos de perfil e de capa
As fotos de perfil e de capa são os elementos que vão chamar mais a atenção dos visitantes, pelo menos à primeira vista. Por isso, é fundamental que elas sejam de alta qualidade e sejam atrativas.
Algumas dicas para ajudar na criação das suas imagens são:
- use o seu logotipo (ou parte dele) como foto de perfil;
- use um conjunto de cores semelhante ao da sua marca;
- use imagem de capa para transmitir alguma mensagem instigante/inspiradora ou algum anúncio (lançamento de produto, evento, etc.);
- faça as imagens de perfil e capa “conversarem” entre si.
- altere a imagem de capa periodicamente. Isso ajuda a dar um ar de renovação à página.
- Personalize a sua URL
É muito mais fácil promover a sua página quando ela possui uma URL amigável e personalizada para a sua marca.
Felizmente, o Facebook permite-lhe fazer exatamente isso. Na seção “Sobre”, basta editar o nome de utilizador da página.
Se o nome escolhido estiver disponível, poderá usá-lo para divulgar a página da marca com maior facilidade e profissionalismo.
- Dê importância especial à produção de vídeos
A produção de vídeos tem vindo a ganhar atenção especial do Facebook, e isso passa uma mensagem bem clara: se quiser ter sucesso no Facebook, deverá criar envolvimento com os utilizadores e aumentar o seu alcance orgânico, usando vídeos.
Existem várias formas de fazer isso, sendo que a mais simples passa apenas por partilhar links para vídeos que tenha publicado no YouTube ou noutro site.
Mas vale a pena dar uma atenção especial a 2 formas, que são as preferidas do Facebook:
- vídeos publicados de forma nativa na rede social;
- transmissões em direto para os seus seguidores.
- Use frases apelativas nas legendas
As legendas dos posts também têm grande valor e podem fazer a diferença entre um envolvimento baixo ou alto. Uma forma de chamar à atenção usando poucos caracteres é utilizar gatilhos mentais.
Esses gatilhos são usados para despertar sentimentos que levam a pessoa a tomar uma ação e servem para complementar as informações da publicação — como título e descrição, no caso de um blog post.
- Seja criativo com o uso de posts visuais
O Facebook é uma rede social muito ativa e vibrante, ou seja, a todo momento existem diversas publicações e acontecimentos que pretendem chamar a atenção dos utilizadores.
Usar posts visuais é uma boa forma de atrair as pessoas e fazer com que se atentem para a mensagem em questão.
Como tornar seus posts mais visuais? Existem várias formas, como ao publicar:
- infográficos;
- fotos e ilustrações;
- citações inspiradoras.
Outra forma de tornar seus posts mais visuais é por usar o Facebook Open Graph para otimizar a partilha de links do seu blog.
- Surpreenda com emojis e GIFs
Vamos ser sinceros: quem é que não gosta de emojis e GIFs? Muitas marcas perceberam isso e recorrem frequentemente a eles.
Além de serem interessantes para atrair a atenção, os emojis e os GIFs dão personalidade à sua marca e tornam as interações com os seguidores mais humanas e originais.
Por exemplo: poderá usar emojis nas legendas de um post e GIFs para responder a comentários, ou mesmo como formas rápidas de interagir sem compromisso com o seu público.
Afinal de contas, estamos a falar de uma rede social. Então é preciso socializar!
- Use um dos botões de diálogo do Facebook
O Facebook entende que o marketing digital existe em função de um propósito: o diálogo. Por isso, criou botões de chamada à ação que o ajudam nesse aspeto.
Escolha um deles e deixe em evidência na sua página para que o elevado número de visitas se transforme em acessos, leads ou vendas.
- Integre o Facebook com seu site
Colocar botões de gostar, widgets das últimas publicações ou contadores de partilhas são tarefas possíveis e que estendem o alcance da sua página do Facebook para o seu site.
Isso faz com que mais pessoas interajam com a sua marca na rede social, de preferência por passarem a segui-la.
Outra opção é colocar o sistema de comentários do próprio Facebook no seu blog em vez de um sistema próprio.
- Marque outras pessoas/páginas
Ao realizar parcerias com outras empresas ou mencioná-las num post, marque-as numa publicação do Facebook.
Uma interação entre 2 perfis de marca é sempre interessante em termos de exposição, pois a sua página será conhecida por um público potencialmente novo.
- Responda a todos os comentários
Todos os comentários feitos na sua página merecem uma resposta apropriada. Isso mostra que existe alguém presente, preocupado com as reações e opiniões dos utilizadores.
Uma participação ativa na moderação dos comentários, mesmo aqueles que forem desfavoráveis à marca, costuma gerar bons resultados, pois os utilizadores sentem-se mais motivados para participar nas conversas propostas.
- Crie um grupo de discussão
Participar em grupos de discussão é sempre uma boa forma de conseguir a atenção de mais pessoas e conquistar tráfego para o seu site, mas criar um grupo para envolver os utilizadores da sua comunidade é melhor ainda.
Quanto mais pessoas participarem ativamente da discussão, mais autoridade a sua página vai ganhar. Só não se esqueça de que o grupo precisa prezar por discussões relevantes sobre o tema proposto.
Evite participantes que só querem divulgar as suas próprias iniciativas, a não ser que o seu nicho de mercado esteja diretamente ligado a ações desse tipo.
- Ofereça uma visão de bastidores
As pessoas gostam de ter acesso aos bastidores, e essa é uma das razões pelas quais tantas marcas fazem sucesso nas redes sociais.
Sem dúvida, um dos tipos de conteúdo que deverá partilhar com os utilizadores é o acesso aos bastidores.
Isso pode ser feito através da publicação de vídeos ou fotos de produtos que estão em produção, criar expectativa sobre eventos ou divulgação prévia de conteúdos que o público queira muito consumir.
- Realize concursos
O conteúdo gerado pelo utilizador é sempre uma ótima forma de aumentar o envolvimento e de conquistar novos utilizadores. Em muitos casos, esse conteúdo assume um caráter viral e espalha-se rapidamente.
Realizar concursos no Facebook é uma forma forte de aumentar a visibilidade e o poder de influência da sua marca. As pessoas gostam de participar em concursos com os seus amigos, e isso aumenta a probabilidade de partilharem a iniciativa com outros.
- Use hashtags
As hashtags funcionam como uma espécie de filtro de assuntos nas redes sociais. Elas são usadas para fomentar discussões e determinar os temas mais atuais e não devem ficar de fora da sua estratégia de marketing.
Primeiro, porque muitas pessoas podem descobrir o seu conteúdo por meio dessas hashtags. Além disso, as pessoas gostam da ideia de que fazem parte de algo maior.
Então, não deverá apenas usar hashtags, mas também propor campanhas para que os seus seguidores façam o mesmo — pode ter um efeito interessante sobre a comunidade.
- Responda às mensagens rapidamente
Quem responde rapidamente as mensagens de pessoas interessadas no chat ganha uma espécie de distintivo do Facebook, destacando a agilidade das respostas e o tempo médio em que isso costuma acontecer.
Por que isso é tão importante? Quando alguém se dá ao trabalho de pedir uma informação de forma direta pelo Messenger, é porque existe uma real intenção de compra.
Responder rapidamente é a melhor coisa que poderá fazer no momento para reforçar que seria mesmo a melhor escolha da pessoa.
- Fixe publicações importantes
Tem algum post que merece ficar em destaque por mais tempo do que o normal? Basta fixá-lo no topo da página.
Assim, a sua mensagem mais importante pode ser encontrada por todos que acederem à página até que já não seja necessário manter a publicação fixada.
- Adicione marcos à página
Marcos também fazem parte da história do seu negócio e devem ser destacados na rede para mostrar o que ela tem vindo a realizar. Como fazer isso?
Basta adicionar marcos, que nada mais são do que publicações de momentos importantes. Que tipo de marco pode ser incluído?
A abertura da empresa, lançamento de produtos importantes ou qualquer realização de destaque, como um grande número de clientes alcançado.
- Crie abas customizadas
Um facto positivo sobre as páginas do Facebook é que elas oferecem o equilíbrio certo entre customização e estrutura pronta.
Isso quer dizer que irá encontrar alguns modelos de página entre os quais escolher o que mais lhe interessar, mas poderá modificar alguns elementos.
Entre eles estão as abas. Além de escolher entre abas já conhecidas, como fotos e avaliações, é possível criar abas customizadas.
Por exemplo: se tiver uma versão de teste gratuita do seu produto, poderá criar a aba “Faça um teste grátis”, que levará ao link para registo.
- Descubra os melhores horários para publicar
Timing é tudo nas redes sociais, e saber os horários em que seus utilizadores estão online é de grande ajuda para determinar os melhores horários para fazer publicações.
Afinal, com tanto conteúdo publicado, a maioria das pessoas que gostarem da sua página só vai ver o conteúdo publicado perto do momento em que estiverem a navegar pelo site.
- Fique atento à frequência das publicações
Além dos horários, também fique atento à frequência com que publica no Facebook.
Publicar pouco pode fazer com que a maior parte do seu conteúdo passe despercebida, enquanto publicar em excesso talvez canse os utilizadores.
O ideal é encontrar o equilíbrio, de forma a que o conteúdo alcance o maior número de pessoas possível sem causar desgaste para a marca.
- Promova posts estratégicos
Um dos recursos mais simples de anúncios do Facebook é a promoção de posts. Com ela, pagará para que suas publicações alcancem um público maior.
Vale a pena promover posts estratégicos, que precisam de alcance máximo, como anúncios de produtos ou de materiais ricos (como ebooks e webinars).
- Acerte as dimensões das imagens
Já falamos sobre como imagens de qualidade transformam a página e exercem impacto sobre os níveis de envolvimento dos utilizadores.
Mas, para isso, é fundamental estar atento às dimensões das imagens e produzir peças sob medida, de acordo com os padrões definidos pelo Facebook.
- Analise o Business Suits
O Business Suits é a ferramenta de análise de métricas integrada para o Facebook e Instagram, e que serve para mostrar como está o desempenho das suas páginas junto dos utilizadores.
Por meio dessa ferramenta, é possível descobrir qual o nível geral de envolvimento, quais são os posts mais populares e uma série de outras informações relevantes sobre o comportamento da sua audiência.
Com elas, poderá criar conteúdos novos e encontrar a melhor linguagem para conversar com o público a fim de aumentar as conversões.
- Agende as suas publicações com antecedência
Mesmo depois de encontrar os melhores horários e definir a frequência ideal para publicar, provavelmente não irá ter tempo de fazer isso manualmente todas as semanas.
Por isso, agende os posts com antecedência. Isso vai garantir a regularidade necessária para que a estratégia funcione sem comprometer a sua autonomia de realizar outras atividades importantes.
Como forma de manter as coisas simples, poderá começar por agendar os posts usando apenas o recurso do próprio Facebook, que permite escolher a data e a hora na hora de realizar uma publicação.
Depois de iniciar estratégias de marketing noutras redes sociais, como Twitter e Instagram, vale a pena usar uma ferramenta específica de gestão, como Buffer ou Hootsuite.
- Faça posts cruzados com o Instagram
O Instagram pertence ao Facebook e, por isso, algumas das funcionalidades das 2 redes sociais complementam-se.
Por exemplo: é possível fazer posts cruzados, de forma que efetue a publicação uma vez só e ela apareça nas duas redes.
Não deixe de lado essa opção, já que vai aumentar o seu alcance sem qualquer esforço. Vale a pena também fazer isso ao publicar no Stories, que costuma ter bom envolvimento.
Entenda mais sobre o Instagram e aprenda a obter resultados na rede.
- Use o gestor de anúncios para as primeiras campanhas
O Facebook contém 2 editores de anúncios, o gestor e o chamado Power Editor. A dica aqui é simples: simplifique e use o primeiro.
Inicialmente, dificilmente irá precisar de todos os recursos do Power Editor, ideal para quem esteja a tratar de várias campanhas simultaneamente.
O gestor de anúncios, por outro lado, será o ponto de partida ideal e terá tudo o que precisa para criar uma campanha de sucesso.
- Use a sua lista de emails para criar uma audiência personalizada
Ao criar a sua campanha, é possível criar uma audiência personalizada a partir de contactos que a sua empresa já possui, o que inclui a sua lista de emails.
O conceito é simples: fará upload da lista no gestor de anúncios e a rede social encontra os perfis de todos os contactos, de forma a direcionar os anúncios apenas para esse grupo.
- Use informações exatas para segmentar o seu público
Ao segmentar o seu público no gestor de anúncios, é importante que as informações demográficas e de interesse sejam precisas. Caso contrário, a sua campanha vai atingir as pessoas erradas e será um fracasso.
Uma boa forma de garantir que essas informações estejam alinhadas com os seus clientes reais é por se basear na sua persona de marketing.
Se ainda não tiver uma, criá-la vai transformar radicalmente a sua estratégia de marketing digital. Crie a sua persona agora mesmo com o Incrível Gerador de Personas: gerador de personas
- Fique atento ao medidor de tamanho do público
Durante a criação do anúncio, o Facebook conta com um recurso bastante útil: um medidor de tamanho de público. Ele serve para que?
Para ajuda-lo a ver se a segmentação que está a criar deixa o seu anúncio específico ou amplo demais, ou se atinge um grupo grande o suficiente sem perder a efetividade.
Então, enquanto estiver a definir as configurações da campanha, fique sempre atento a esse medidor.
- Faça ofertas para incentivar o público a comprar
Outra possibilidade é realizar ofertas no seu anúncio, como forma de atrair os utilizadores a comprar na sua loja, seja física ou online.
Essa opção está no gestor de anúncios, de forma que basta configurar que tipo de oferta vai fazer, quanto tempo vai durar e quantas pessoas podem beneficiar dela.
- Teste diferentes formatos de anúncio
Existem dezenas de formatos de anúncios possíveis no Facebook, então não faz sentido limitar-se apenas a um. Testar diferentes variações é o ideal para encontrar o que mais se encaixa nos seus objetivos.
Preste atenção ao seu orçamento: quanto mais baixo ele for, menos opções de variação simultâneas poderá realizar.
Fora isso, é perfeitamente possível começar pelos formatos que parecem mais interessantes e realizar mudanças pontuais para testar novas maneiras de impactar o seu público.